Ifap entrega posto de apoio no Campus Macapá à PM
Reitoria e convidados em frente ao posto de apoio policial do Campus Macapá. Foto: Jacyara Araújo (Campus Macapá)
Instalações foram construídas com recursos de emenda parlamentar e do orçamento próprio da instituição a fim de garantir mais segurança à comunidade, principalmente, a alunos e servidores durante o turno da noite
O Instituto Federal do Amapá (Ifap) inaugurou nesta quinta-feira (17/3) um posto de apoio à Polícia Militar no Campus Macapá a fim de garantir mais segurança à comunidade, principalmente, a alunos e servidores, durante os três turnos e, mais necessariamente, à noite. Em ato simbólico, a reitora Marialva Almeida entregou as chaves do posto ao comandante-geral da PM, coronel José Paulo Matias dos Santos. As instalações, compostas por sala de atendimento, sala de descanso, lavabo e garagem para dois veículos, foram construídas por empresa contratada por licitação pública com recursos de emenda parlamentar e do orçamento próprio da instituição, no valor total de R$ 160 mil.
“O fim nosso é o bem-estar do nosso servidor, do nosso funcionário terceirizado e, especialmente, porque aqui é uma instituição de educação, dos nossos alunos, que são a razão da nossa existência. Esse espaço vem sendo acalentado desde 2014, quando nada disso existia. É uma estrutura que não havia, era uma escuridão, um perigo muito maior”, afirmou a reitora Marialva Almeida, ao relatar como a presença do Campus Macapá provocou uma necessária mudança na infraestrutura física do entorno, às margens da rodovia BR-210, no bairro Brasil Novo.
De acordo com o comandante da PM, o posto construído pelo Ifap tem uma posição privilegiada pela visibilidade. “É muito mais centralizado, muito mais visto que o nosso posto do conjunto Macapaba, que atende mais às necessidades daquela comunidade interna. Mas imaginem a quantidade de veículos, de pessoas, que transitam nessa rodovia. A ideia é trazer a nossa logomarca para que de longe o pessoal possa identificar que aqui é um ponto de apoio à Polícia Militar”, anunciou o coronel Matias, adiantando que, a partir da ampliação do efetivo da PM, será possível ter policiamento fixo 24 horas. Por enquanto, o posto será usado como base de apoio das equipes, que poderão, inclusive, fazer registro inicial das ocorrências.
O deputado federal Camilo Capiberibe, autor da emenda no valor de R$ 146.385,59 destinada às obras, afirmou que o Ifap recebe atenção pela importância que tem para a educação. “Acredito nesse modelo de educação e, por isso, dedico uma parte importante dos recursos das minhas emendas parlamentares para o Instituto Federal, não apenas para a infraestrutura como também para vários outros projetos”, salientou.
Também participaram da solenidade o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, o diretor de Engenharia do Ifap, Alexandre Sobral, a comandante do 2º Batalhão da PM na Zona Norte, tenente-coronel Josiene Rodrigues, e o diretor de Operações da PM, tenente-coronel Aldinei de Almeida, além de servidores do Campus Macapá e da Reitoria.
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais