Ifap fica no topo no ranking do Enem 2023
Turma de alunos concluintes de curso técnico integrado do Campus Santana que realizou o Enem 2023
Os campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap) se mantêm no topo do ranking de escolas públicas e privadas amapaenses com as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. São mais de dez anos nas primeiras colocações, desde que, em 2014, as primeiras turmas da instituição começaram a realizar o Enem.
O campeão do ranking na rede pública do Amapá no Enem 2023 é o Campus Santana, que ficou em terceiro na classificação geral. O Campus Macapá ficou em segundo entre as públicas e em décimo no geral. Os campi Laranjal do Jari e Porto Grande ocupam a quinta e a sétima colocação na rede pública.
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Ifap informou que o ranking foi elaborado pela organização privada AIO Educação, baseando-se nos resultados do Enem 2023 por escola e em análises estatísticas dos microdados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), além de informações coletadas pela plataforma de I.A/Ensino Adaptativo.
“Todos os nossos quatro campi que ofertam ensino técnico integrado ficaram entre as setes melhores instituições públicas amapaenses nos resultados do Enem do ano passado, com destaque para o Campus Santana em primeiríssimo lugar e o Campus Macapá em segundo. Isso evidencia a qualidade técnica do ensino ofertado aqui, a dedicação dos nossos servidores e o compromisso dos nossos alunos”, declarou o reitor do Ifap, Romaro Silva.
O Enem, como ressaltou, é o maior exame de massa do mundo. “Ocupar esse espaço no âmbito estadual mostra a força da Rede Federal e o quanto o currículo integrado, diverso e plural possibilita a formação plena do cidadão. Por isso, a gestão do Instituto Federal do Amapá parabeniza cada uma das unidades e cada um dos alunos e seus familiares, na certeza de uma trajetória acadêmica e profissional de sucesso”, completou o reitor.
Cuidado e dedicação
Os 121 alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Santana que realizaram o Enem 2023 tiveram uma nota média de 608,7 pontos, sendo 558.5 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (LC), 569.7 em Ciências Humanas e suas Tecnologias (CH) 516.0 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN), 578.9 Matemática e suas Tecnologias e 820.7 na Redação.
O diretor-geral do Campus Santana, Marlon Nascimento, atribuiu o resultado “a toda a dedicação da nossa comunidade escolar, alunos, professores e técnicos. Reforçamos a cada dia nosso empenho e compromisso com uma educação pública e de qualidade para os nossos alunos”.
No Campus Santana, em parceria com outras instituições, é desenvolvido o projeto de extensão “Cursinho Ifap Aberto”, coordenado pelo professor Geovane Tavares e com uma equipe multidisciplinar que oferece aos alunos concluintes dos cursos técnicos integrados atendimento social, psicológico, médico e de enfermagem, além de ações de massagens, exercícios, acupuntura e rodas de conversa, antes e no período das provas do Enem.
A coordenadora-geral de Ensino, Karine Ribeiro, reforça que o projeto “mostra o cuidado e o carinho com os nossos concluintes”. De acordo com ela, “são alunos que superaram as dificuldades impostas pela pandemia, são famílias que atravessam rios e estradas para garantir uma educação de qualidade para seus filhos. O Campus Santana abraça essas histórias todos os anos e em 2023 muitos professores, técnicos, parceiros, terceirizados colaboraram para o êxito das atividades desenvolvidas”.
Para Karine Ribeiro, “a união fez toda diferença, tanto nos resultados do Ideb quanto no Enem. É notório que aceitamos o desafio de ter uma escola pública diferente, com vários setores interligados e o aluno como protagonista do seu saber”.
Melhores condições
Do Campus Macapá, 255 estudantes realizaram as provas do Enem 2023, tendo como média geral 591 pontos, deixando o campus na segunda colocação dentre as escolas públicas do Amapá e na primeira colocação entre as escolas públicas da capital. “Os números mostram a consolidação do Ifap como a melhor escola pública do estado. Nós, gestores, técnicos e professores do Campus Macapá, estamos empenhados em oportunizar aos nossos estudantes as melhores condições para que alcancem seus objetivos, dentre eles, um bom resultado no Enem”, afirmou o diretor-geral Marcus Buraslan.
Na avaliação do gestor, o resultado reflete o fato de que o Campus Macapá era a unidade do Ifap com maior número de candidatos inscritos no Enem 2023. “O cálculo envolve mais notas para a média. Porém, não podemos deixar de destacar o potencial de nossos estudantes, bem como o preparo deles para um bom desempenho em suas notas do Enem”.
Buraslan citou iniciativas que têm colaborado para que os estudantes possam fazer a prova e garantir boas notas. “Temos projetos de ensino preparatórios para redação, treinamentos de resolução de exercícios de matemática, física, dentre outros. A eficácia disso tudo vai estar aí no resultado", afirmou.
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação - Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais