Ifap garante mais de R$ 38 milhões para obras de infraestrutura

Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2024, 09h53

Img matériainvestimentos e Expansão Ifapcorrigida

O Instituto Federal de Amapá (Ifap) garantiu do Ministério da Educação (MEC) mais de R$ 38 milhões para investimentos em obras de infraestrutura em todas as unidades, com a construção de novas instalações - restaurantes estudantis, auditório, bibliotecas, sede da Reitoria e o Campus Tartarugalzinho. As obras vão qualificar a estrutura física da instituição, beneficiando a comunidade acadêmica de todas as unidades da instituição, com mais qualidade da educação profissional.

Os recursos integram a ação de consolidação e de expansão do Novo Plano de Aceleração de Crescimento (Novo PAC) do governo federal, implantado a partir de 2023.

Somente no ano passado, foram liberados R$ 5 milhões, sendo R$ 1,7 milhão para a construção do auditório do Campus Avançado Oiapoque e R$ 3,2 milhões para compra de equipamentos e mobiliários para todos os campi.

Neste segundo semestre de 2024, estão garantidos mais R$ 33,1 milhões de investimento voltados à melhoria de infraestrutura, incluindo R$ 15 milhões com Certificado de Disponibilidade Orçamentária (CDO) oficializado para o Ifap destinados à construção do Campus Tartarugalzinho, portanto, permitindo o início do processo de licitação da obra.

Os recursos são fruto da articulação feita pelo grupo gestor do Ifap. “Essas obras são um anseio antigo da instituição e resultado de nosso empenho junto ao MEC. Todo esse valor é no interstício que estamos à frente dessa gestão e que temos um governo que entende bem esse diálogo com as instituições”, afirmou o reitor Romaro Silva, ressaltando ainda valores de emenda parlamentar da deputada Goreth Souza, em R$ 800 mil, para construção de quadras esportivas de piso sintético, nos campi Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana.

Novo PAC Expansão

Neste ano de 2024, o governo federal lançou o plano de expansão de 100 novos campi de institutos federais pelo Brasil. O Ifap foi contemplado com um novo campus, no município de Tartarugalzinho. O valor que será investido na construção e na aquisição de equipamentos e mobiliário de cada unidade é R$ 25 milhões. O novo campus do Ifap, quando estiver em funcionamento, ofertará 1.400 vagas, majoritariamente de cursos técnicos. Com a expansão, o Ifap passa a ter sete unidades de ensino espalhadas em todo o estado.

Novas obras do Ifap

PAC