Ifap nomeia comissão que irá iniciar o processo de consulta à comunidade
O Conselho Superior do Instituto Federal do Amapá (Consup/Ifap) deu início, por meio da Resolução nº 39/2023, ao processo de consulta à comunidade escolar para a escolha do novo reitor ou reitora e também dos novos diretores ou diretoras-gerais das unidades de Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana.
A Comissão Deflagradora nomeada pelo Consup é presidida pelo servidor José Leonilson Abreu da Silva Junior e tem, na composição, a participação de Felipe Brener Bezerra de Oliveira, Juliana Eveline dos Santos Farias, Telma Adriana Souza Lobato e Cleverton França Vaz.
A principal atribuição da Comissão Deflagradora, dentro do processo de Consulta à Comunidade, é elaborar o regulamento no qual constarão todas as regras e prazos relacionados às escolhas das comissões locais. Essas comissões serão compostas por três representantes eleitos por segmento: estudantes, docentes e técnicos administrativos.
De acordo com José Leonilson, “a Comissão Deflagradora já encaminhou ao Consup a minuta do regulamento e do cronograma que elaboramos para a realização da escolha dos membros das comissões locais. O próximo passo agora é o Consup realizar uma reunião extraordinária para apreciar o documento. Nós tivemos a preocupação de não colocar em nosso cronograma nenhum processo de escolha para acontecer durante as férias escolares, já que isso poderia prejudicar a participação de nossos estudantes e de muitos servidores que viajam nesse período”.
Entenda o passo a passo do Processo de Consulta à Comunidade:
O processo de escolha de novos nomes para ocupar o cargo de reitor ou reitora e de diretor ou diretora-geral dos campi é composto de diversas etapas que são previstas em lei e que buscam garantir a representatividade e a manifestação democrática de estudantes, docentes e técnicos administrativos de todo o Ifap.
Abaixo, apresentamos de forma resumida as etapas desse primeiro momento.
1º passo: Consup nomeia entre seus membros os servidores ou estudantes que comporão a Comissão Deflagradora.
2º passo: A Comissão Deflagradora elabora o regulamento para a escolha das comissões locais e encaminha esse documento para a aprovação do Consup.
3º passo: Consup aprova o regulamento de escolha das Comissões Locais e a Comissão Deflagradora conduz a votação de estudantes, professores e técnicos administrativos para que escolham três representantes em cada um dos campi do Ifap e três técnicos administrativos na Reitoria.
4º passo: Após a eleição dos membros das comissões locais, é feita e escolha dos membros que irão compor a Comissão Central.
5º passo: A Comissão Central, por sua vez, tem como principal responsabilidade a elaboração do edital com todas as regras e o cronograma do processo de consulta, para deliberação pelo Consup. O Edital contempla desde a inscrição de possíveis candidatos até o envio do resultado final ao Consup para homologação.
Diretoria de Comunicação
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais