Ifap participa da auditoria das eleições municipais
Reitor Romaro Silva e pró-reitor Welber Andrade participaram dos testes de integridade das urnas selecionadas
O Instituto Federal do Amapá (Ifap) participou do processo de auditoria da votação eletrônica por meio dos testes de integridade (com e sem biometria) e autenticidade das urnas eletrônicas, realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no primeiro turno das Eleições Municipais 2024. O objetivo foi demonstrar o funcionamento e a segurança do processo eletrônico de votação.
No sábado (5/10), no Plenário do TRE, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica promoveu a Cerimônia Pública de definição das urnas eletrônicas a serem auditadas, com a presença de juízes eleitorais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AP), Ministério Público Eleitoral, partidos políticos e federações partidárias. O Ifap foi representado pelo reitor Romaro Silva e pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Welber Andrade.
Ao todo, 23 urnas foram sorteadas para compor os Testes de Integridade e Autenticidade, que aconteceram no domingo de votação (6/10). Novamente, o reitor e o pró-reitor do Ifap estavam integrados à equipe de auditoria. As atividades envolveram viagem a municípios onde as urnas a serem auditadas foram recolhidas e trazidas para a sede do TRE, em Macapá.
Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica promoveu Cerimônia Pública de definição das urnas eletrônicas auditadas
“O Ifap foi convidado e pela primeira vez participamos do teste de urna. Fomos in loco em um avião fretado pelo TRE até o Oiapoque, identificamos as urnas que foram escolhidas e trouxemos para a sede. Ao longo de todo o domingo, fizemos os testes nessas urnas para demonstrar a segurança dos dados”, relatou Romaro Silva.
Para o reitor, “nosso papel como agente fiscalizador é também importante porque, para, além de a democracia garantir a possibilidade de escolha dos governantes, a democracia compõe a segurança que a comunidade deposita nas instituições”. Romaro Silva ressaltou ainda que “´participar deste processo mostra o compromisso do TRE com o sistema democrático e reforça o quanto o Instituto Federal vem ocupando esses espaços de destaque no nosso estado. Para nós, que somos uma instituição promotora de ensino, pesquisa e tecnologia, participar desse processo é também validar o sistema eleitoral brasileiro”.
Os alunos do Instituto Federal do Amapá também colaboraram com a transparência do processo eleitoral. No dia 3 de outubro, o pró-reitor Welber Carlos Andrade se reuniu com a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá para entregar cerca de 1.500 cédulas preenchidas por voluntários, entre estudantes e servidores da instituição. As cédulas serviram de base para a auditoria e comparação dos votos durante o Teste de Integridade das urnas, realizado no domingo da votação.
Todos os processos de auditoria foram registrados por câmeras e transmitidos ao vivo pelo canal do TRE-AP no YouTube, garantindo total transparência e possibilitando a análise de qualquer divergência entre os votos manuais e os eletrônicos.
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais