Ifap produz álcool 70% para doar ao SUS

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 12h03 | Última atualização em Terça, 27 de Dezembro de 2022, 02h46

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) iniciou a produção de álcool 70º INPM, utilizado no combate ao novo coronavírus, na forma glicerinada, recomendada para a higienização a seco das mãos. O produto seguirá a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS). A produção nos quatro campi do Instituto acontecerá dentro da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cuja programação acontece até dia 23/10, por meio dos canais do Ifap no Facebook, Youtube (TVIfap) e em ambientes virtuais no Google Meet.

Serão produzidos, no prazo estimado de 90 dias, entre 3.000 a 3.200 litros de álcool 70º  glicerinado, que serão envazados em frascos de 500 ml e de 1.000 ml. Além de ser destinado ao SUS, conforme orienta a Norma Técnica nº 3/2020/SEI/DIRE3/ANVISA, o produto também contemplará o consumo interno, segundo recomendação do Comitê de Crise Covid-19 do Ifap. A ação envolverá 43 servidores técnico-administrativos e docentes dos campi Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari e acontecerá nos laboratórios das unidades.

A produção do álcool 70º utilizado no combate à pandemia do novo coronavírus segue protocolo internacional para produção de álcool da Organização Mundial de Saúde (OMS), Farmacopeia Brasileira, Guia de Produção do IFRJ e protocolo interno de produção do Ifap, elaborado pelo químico Salvador Taty. A ação está contemplada no Projeto Corona Zero do Ifap, implementado pelo Comitê de Crise Covid-19 e executado por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), com suporte da Proad, Dicom e Diretorias-Gerais dos campi Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari. Os recursos financeiros foram aprovados dentro da Chamada Setec/MEC para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus e são no valor de R$ 146.894,60.

Por Keila Gibson, jornalista do Campus Santana