Ifap promove intercâmbio de saberes em Oiapoque
Crianças e adolescentes indígenas aprenderam mais sobre robótica com acadêmicos do Ifap
O intercâmbio de conhecimentos e saberes marcou a Jornada Internacional de Cultura, Astronomia e Robótica realizada, de 1º a 3 de dezembro, pelo Campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Nos três dias da programação, estudantes de todos os campi do Ifap – Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande, Santana e Oiapoque, além de estudantes de escolas do município - indígenas e não indígenas -, encontraram-se para trocar ideias, competir e aprender juntos sobre astronomia e robótica, além de apresentar resumos de pesquisa que resultaram em premiações às equipes. Houve ainda torneios de robótica, arco e flecha e de lançamento de foguete.
Na noite de sexta-feira (1/12), participaram da mesa da abertura o reitor do Ifap, Romaro Silva, o diretor-geral do Campus Macapá, Marcos Buraslan, o diretor do Campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery, o coordenador institucional do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), Ronaldo Frank Leite, o coordenador da jornada, professor Hutson Roger Silva, a professora Alyne Lima, do Campus Porto Grande, a aluna Nanoay Rodrigues, o diretor da Escola Estadual Duque de Caxias, Aldo Pantoja de Souza, e o agente da Capitania do Portos (Marinha do Brasil) no Oiapoque, capitão-tenente Alisson Rodrigues da Costa.
O professor Hutson Roger Silva ministrou a palestra “Perspectiva formativa dos projetos de extensão em Astronomia e Robótica do Campus Avançado Oiapoque”. Desde 2022, ele coordena projetos que levam oficinas de robótica aos alunos da aldeia Manga. “Passamos de 15 alunos para mais de 70 participantes”, salientou. Em outubro deste ano, o projeto "Mapeando o céu de Oiapoque: Práticas Pedagógicas com Robótica e Astronomia Indígena na Aldeia Manga" recebeu a menção honrosa no Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire.
Ainda na primeira noite, foi realizada a sessão de cinema “Cine Estelar”, com exibição dos documentários “Astronomia Indígena”, “Uma viagem através do Cosmos”, “Les Mystères du Cosmos”, “Programa Espacial Brasileiro ESSAY”, “A Inteligência Artificial” e “Destino da Humanidade”.
No sábado (2/12), as atividades da Jornada Internacional de Cultura, Astronomia e Robótica do Ifap foram realizadas na aldeia Manga, onde moram dezenas de famílias do povo indígena karipuna. Na Escola Estadual indígena Jorge Iaparrá, os participantes tiveram demonstração de robótica, pintura corporal, palestra “O uso da astronomia pelos povos originários” e observação astronômica com o apoio da organização não governamental Guyane Astronomie.
Robótica e matemática
Dezenove estudantes de Licenciatura em Matemática do Campus Macapá, bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), foram à jornada para demonstrar a crianças e adolescentes da escola da aldeia Manga a robótica com lego e com tecnologia arduíno. “O programa faz a imersão desses alunos na vivência da sala de aula e isso aqui é mais uma amostra de que a sala de aula não está apenas entre quatro paredes”, explicou o coordenador institucional do Pibid, professor Ronaldo Frank Leite.
Uma das ministrantes das oficinas foi a aluna Ianca da Conceição de Souza, da turma do sexto semestre de Licenciatura em Matemática. “O nosso programa é robótica e matemática e trabalha a interdisciplinaridade. A gente trouxe para cá a programação do robô seguidor de linha. Com certeza essa experiência vai agregar no meu currículo”, disse. Gabriel Braga, do quarto semestre do mesmo curso, completa: “Conseguimos adaptar o robô de forma que quem nunca teve contato com o lego EV3 pudesse entender as infinitas possibilidades do mundo lego. A receptividade que tivemos aqui no Manga foi surpreendente, muito boa. Eles tiveram curiosidade de ver aquele robozinho se mexendo”.
A diretora da Escola Estadual indígena Jorge Iaparrá, Suele Elaine dos Santos, afirmou que “para a escola é muito bom porque faz com que os alunos não fiquem presos a esse modo de ensino tradicional, possa ter novos olhares, conhecer novas coisas”, bem como “está trazendo pessoal aqui para conhecer a nossa comunidade”. De acordo com ela, “desde que começou essa parceria com o Ifap os alunos tiveram bom desenvolvimento e desempenho”.
Arco, flecha e foguetes
No domingo (3/12), foram os alunos da aldeia Manga que foram para o Campus Avançado do Ifap na sede do município de Oiapoque, juntamente com os alunos da Escola Duque de Caxias, que fica localizada em Clevelândia do Norte, zona rural de Oiapoque. Participaram de torneios de arco de flecha e lançamento de foguetes, visitaram as exposições de trabalhos de pesquisa dos estudantes do Ifap e a área de inovação tecnológica, onde puderam conhecer projetos como o do aluno Miguel Tavares Chaves, do curso Técnico em Comércio Exterior do Campus Santana, sobre uma estação meteorológica com conceito "do it yourself", de baixo custo e acessível a pessoas da comunidade. A coordenação é do professor Sandro Figueiredo, que levou ainda outros alunos e projetos à jornada.
Ainda no domingo, houve a palestra “Guyane Astronomie e as perspectivas astronômicas da fronteira”, apresentada pelo vice-presidente da associação Guyane Astronomie, Frédéric Farrugia, que falou sobre possibilidades de intercâmbio com o Ifap. Em várias salas do campus, havia jogos e exposições, como “planetário indígena”, labirinto tecnológico e exposição de projetos, como o IF Robotics, com alunos do Campus Laranjal do Jari, coordenado pelo professor Romulo Furtado.
Na competição de foguetes, venceu a equipe Agrotech formada pelos alunos Djulie Fontenele, Nabro Luam e Emanuele Fernanda, do Campus Porto Grande. No arco e flecham venceram Taison dos Santos (categoria 1) e Ariel dos Santos (categoria 2), da Escola Estadual Duque de Caxias A competição de robótica teve como vencedora a equipe “Garry Kasparov”, do Campus Macapá, orientada pela professora Ageane Braga.
Pesquisas
Nas salas, grupos de trabalho apresentaram resumos de pesquisa. Receberam menção honrosa os projetos “Minicurso de Introdução à Robótica com lego Ministorm EV3”, dos bolsistas Albero Baumer, Djalma Neto, Dinael Amaral, Gabriel Braga, Gadi Santos, Enagile Raiol, Safira Cardoso e Ianca Conceição, com supervisão da professora Larissa Coelho e coordenação do professor Helington Franzotti, no GT-1; “Cine estelar”, no GT-2, e “Práticas pedagógicas com astronomia indígena”, da aluna Nanoay Batista Rodrigues, no GT-4, ambos com coordenação do professor Hutson Roger Silva.. O projeto “Promovendo o aprendizado de programação e cultura maker: capacitando alunos para o futuro tecnológico”, das alunas Aldete da Silva Picanço e Djulie Fontenele, do Campus Porto Grande, com coordenação da professora Alyne Lima, recebeu menção honrosa do grupo G-3.
Foram apresentados também os projetos “Explorando o mundo da Robótica” e “Introdução à robótica com Arduíno”, dos alunos Alissia Amanda, Daiane Teles, Victor Daniel, Wilkyrson Caldas, Rafael Cardoso e Gabriel Neri, do Campus Macapá, com coordenação da professora Ageane Lígia Aranha Braga.
Na avaliação do diretor-geral Eliel Nery, a jornada possibilitou a integração. “Foi uma grande oportunidade estarmos recebendo a primeira jornada, porque esse evento foi pensado para fazer uma interação das unidades do Ifap com as comunidades indígenas e com a população de Oiapoque. Ao longo desses três dias, foram muitas atividades voltadas para essa integração. A junção da cultura, da astronomia e da robótica, uma atividade que o Ifap por tradição já executa, traz uma experiência enorme para todos os nossos alunos, alunos das universidades que estão participando e para a comunidade. Tenho certeza que esse evento vai ser perene na programação do Ifap”, declarou.
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
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