Ifap realiza primeira colação de grau em gabinete por webconferência

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 17h10 | Última atualização em Sexta, 19 de Junho de 2020, 19h21

Nova instrução normativa autoriza o procedimento em caráter excepcional

durante o período de suspensão das atividades.

O Instituto Federal de Educação do Amapá (Ifap) realizou, no dia 18 de junho, a primeira colação de grau de forma remota através da internet. O procedimento inédito foi possível pela publicação da Instrução Normativa (IN) nº 08/2020 pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da instituição autorizando e definindo os critérios para outorgas de grau em gabinete por webconferência para concluintes de curso superior do Ifap.

A concluinte Nara Hellem Brazão da Costa recebeu da reitora do Ifap, Marialva Almeida, o grau de Tecnóloga em Alimentos durante o evento virtual, que contou também com a participação do diretor-geral do Campus Macapá, Marcio Prado, do pró-reitor de Ensino (Proen) do Ifap, Romaro Silva, do supervisor da Seção de Gerenciamento de Registro Escolar e Acadêmico do Campus Macapá, Paulo Feitosa, responsável pelo registro da Ata de Colação de Grau, além de suporte de técnicos da Proen, da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) e da Comunicação Social do Ifap.

Nara Costa disse ter gratidão por todo o trabalho realizado pela instituição para que fosse possível a colação de grau. "Eu estou muito feliz, porque isso é uma coisa que a gente sonha. É um sonho que a gente nunca pensa que vai se realizar, eu busquei muito isso”, disse emocionada.

Ela ainda fez questão de destacar que a conquista não foi uma realização individual, mas que contou com o apoio de professores do curso. “Eu não busquei sozinha. Tive muitos professores que me auxiliaram, que me incentivaram, que mostraram o caminho e eu corri atrás. Sou muito grata a todos!”, disse.

“Esta colação de grau é muito especial e sua importância extrapola o momento em si, por tudo que temos vivido no Brasil, no mundo e internamente no Ifap", disse a reitora Marialva Almeida. “Quando situação extremas acontecem, como esta que vivemos atualmente, somos testados a mostrar nossa capacidade de pensar em soluções para superar os desafios. Por isso, esse é mais um momento que me faz ter orgulho de fazer parte dessa instituição. É emocionante ver uma aluna nossa entrar aqui no ensino médio, cursar seu nível superior também conosco e sair deste aprovada para um mestrado na USP [Universidade de São Paulo]" .

Para o diretor-geral do Campus Macapá, Marcio Prado, “apesar de ser uma formatura a distância, a emoção é tão grande como quando participamos das solenidades presenciais". O diretor Márcio também destacou a trajetória da formanda, que é aluna da instituição desde o ensino médio integrado, época em que fez o curso de Alimentos, mesma área na qual formou-se tecnóloga. “Este momento é  muito significativo para todos nós do Ifap e mostra como o modelo de ensino de nossa instituição funciona bem”, finalizou.

Tendo concluído o curso superior de Tecnologia de Alimentos no Campus Macapá no fim de 2019, a formatura de Nara Costa estava prevista para maio deste ano. Contudo, a paralisação das atividades presenciais por conta da pandemia da Covid-19 suspendeu a realização de eventos do tipo. A formanda então solicitou a colação de grau em gabinete após sua aprovação em seleção para o curso de mestrado no Programa de Engenharia de Alimentos na USP. Os Documentos comprobatórios de conclusão de curso superior e a outorga de grau são critérios para o ingresso no curso stricto sensu  no qual Nara foi aprovada.