Ifap recebe avaliação máxima da CGU e da Enap em estudo

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 18h07 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 08h21

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi classificado com o conceito máximo em estudo conduzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Controladoria Geral da União (CGU), que avaliou 208 instituições da administração pública federal direta, autarquias e fundações, conferindo a 36 delas, dentre as quais figura o Ifap, o nível de maturidade aprimorado/avançado.

Esse estudo, cuja série histórica iniciou em 2014, busca conhecer e avaliar o preparo que as instituições estudadas possuem no que diz respeito à gestão de riscos que possam dificultar o desempenho desejado de suas atividades fins e, consequentemente, prejudicar o alcance de suas metas e objetivos.

Entende-se que as instituições públicas, de forma semelhante ao que acontece na iniciativa privada, também precisam estar atentas a diversos cenários com instrumentos e processos internos que consigam prever, gerenciar e minimizar possíveis danos provenientes de riscos a sua integridade física, legal e ou a sua comunidade interna e externa.

Dentro desse cenário, o estudo apontou que o Ifap faz parte de 16% das instituições com melhor preparo e estrutura para gestão de riscos e proteção de integridade. De acordo com Romaro Silva, reitor do Ifap, “nossa instituição recebeu com muita alegria a notícia da excelente classificação que nossas práticas de integridade e gestão de riscos obtiveram nesse estudo. É muito importante que uma instituição nova como o Ifap crie, desde cedo, processos muito bem mapeados e com o menor risco possível. Isso traz maior segurança para os serviços que nossa instituição oferta à comunidade. Sabemos também que temos muito trabalho pela frente, e nosso papel, nos próximos quatro anos, será o de continuar fortalecendo nosso setor de integridade, na perspectiva de sempre prestar um serviço de excelência ao nosso público".