Ifap recebe visita de comitiva do Ministério da Educação da França na Guiana Francesa

Publicado: Terça, 20 de Março de 2018, 10h42
Participantes em frente ao campus Santana

A fim de conhecer as atividades do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para estudar possíveis ações de cooperação internacional, uma comitiva do Ministério da Educação da França na Guiana Francesa (Académie de la Guyane Française) foi recebida pela reitora Marialva Almeida, na tarde de segunda-feira (19/3), no campus Santana. A oferta de ensino profissionalizante, em todos os níveis e modalidades, a partir do ensino médio, para adolescentes, jovens e adultos, foi apresentada pela reitora, bem como o investimento na qualificação dos servidores.

Para Marialva Almeida, a mobilidade de estudantes e servidores poderá ser o principal resultado de um programa conjunto entre o Ifap e o Ministério da Educação da França na Guiana, possibilitando a implementação de intercâmbio acadêmico e cultural. Um protocolo de intenções deverá ser firmado futuramente para que sejam planejadas ações de cooperação, adiantou a diretora de Relações Internacionais e Europeias do Ministério da Educação da França na Guiana Francesa, Sonia da Cruz.

Também participaram da visita o diretor de Formação Técnica e Profissional do Ministério da Educação da França na Guiana Francesa, Joseph Festa, e a conselheira Henriette Van Keeken, além da assessora de Relações Internacionais do Governo do Estado do Amapá, Lidiane Vieira, e, pelo Ifap, da pró-reitora de Extensão, Érika Bezerra, da assessora de Relações Internacionais, Aldenise Borges, e do diretor-geral do campus Santana, Marlon Nascimento.

Estágio Amazônico – A comitiva da Académie de la Guyane Française está no Amapá para a realização do II Estágio Amazônico de Português Língua Estrangeira”, programa de formação de professores que ocorre durante esta semana, em diversos locais, inclusive no campus Macapá do Ifap. A formação acontece por meio de conferências, comunicações, oficinas e minicursos.

O II Estágio Amazônico é fruto de uma parceira entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) do Governo do Amapá e o Ministério da Educação da França na Guiana Francesa, com apoio do Ifap, Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand, Centro Cultural Franco-Amapaense e Associação dos Professores de Francês do Amapá e Instituto de Ensino Superior do Amapá (Iesap).