Ifap redefine programação de retorno presencial

Publicado: Domingo, 23 de Janeiro de 2022, 15h15 | Última atualização em Sexta, 28 de Janeiro de 2022, 20h33

Em função do alarmante aumento no número de casos confirmados da Covid-19 e H3N2, bem como a consequente sobrecarga dos serviços de saúde da rede pública e particular do estado, as unidades do Instituto Federal do Amapá (Ifap) redefiniram sua programação de retorno das atividades presenciais de ensino que estavam previstas para iniciarem na próxima segunda, 24 de janeiro.

O Ifap é composto por sete unidades administrativas distribuídas entre seis municípios do estado. Essa característica faz com que estejamos presentes em cidades muito diferentes entre si. Por isso, é importante que cada uma de nossas unidades possa definir as medidas mais seguras para estudantes, servidores e funcionários terceirizados das comunidades em que atuam.

As sete unidades administrativas são: Reitoria, Campus Laranjal do Jari, Campus Macapá, Campus Porto Grande, Centro de Referência em EaD Pedra Branca do Amapari, Campus Avançado Oiapoque e Campus Santana. Desses, apenas a Reitoria não oferta atividades regulares de ensino.

O plano de retorno ao ensino presencial das unidades do Ifap conta com quatro momentos: semana pedagógica (destinada aos docentes das unidades), acolhimento (boas-vindas aos alunos), reunião com os pais ou responsáveis e, finalmente, a volta às aulas propriamente dita.

Cada unidade havia definido a duração e as datas nas quais aconteceriam cada uma dessas atividades. Esse cronograma e o formato presencial precisou ser reconsiderado em função de uma radical mudança nos números da pandemia. Assim, algumas dessas unidades alteraram sua programação de retorno das atividades presenciais para estudantes divulgadas anteriormente, outras mantiveram.

Nesse sentido, apresentamos abaixo a programação de cada unidade com os formatos (on-line ou presencial) e datas já devidamente atualizadas. A equipe gestora de cada unidade realizará reuniões periódicas de avaliação do cenário da pandemia no estado e suas definições serão compartilhadas com a comunidade através dos canais de comunicação oficiais do Ifap.

Campus Laranjal do Jari

Definições após reunião a comissão local de retorno às atividades presenciais no dia 24/1.

Funcionamento administrativo

Retomado a partir de 31 de janeiro

26 e 27 de janeiro

Acolhimento dos alunos

Presencial e online (TGA)

26 a 28 de janeiro

Campus Macapá

Definições após reunião a comissão local de retorno às atividades presenciais no dia 27/1.

Presencial - Suspenso parcialmente

(somente os setores SEBEM, COADINF, SELABI, SELAB, DIREN e DIRGERAL, trabalharão presencialmente, em um turno apenas (podendo estender ao segundo turno caso necessário), com revezamento de servidores)

Suspenso até 3 de fevereiro

Acolhimento dos alunos do 1º ano (ingressantes)

Remoto (online)

Acontecerá em 2 e 3 de fevereiro

Início das aulas com acolhimento dos alunos veteranos

Acontecerá em 7 de fevereiro

Campus Avançado Oiapoque

Definições após reunião a comissão local de retorno às atividades presenciais no dia 28/1.

Mantido de das 8h às 12h e de 14 às 18h

Acontecerá em 31 de janeiro

(manhã - 8h; noite - 18h30)

Campus Agrícola Porto Grande