Implantação do Campus Tartarugalzinho conclui primeira fase

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2024, 12h01

Tartarugalzinho

Imagem aérea da cidade de Tartarugalzinho. Foto: arquivo Prefeitura de Tartarugalzinho

O processo de implantação do novo campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap), no município de Tartarugalzinho, que faz parte da expansão da Rede Federal em todo o país, está avançando. As atividades são desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho para Planejamento e Implantação do Campus Tartarugalzinho, criado pelo reitor Romaro Silva, formado por servidores de diversas unidades, sob a coordenação da Diretoria de Planejamento (Diplan). No início de maio, foi concluída a primeira fase da implantação, com a entrega da documentação elaborada pelo GT à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC).

O Gabinete da Reitoria do Ifap enviou, no dia 8 último, ao secretário da Setec-MEC, Marcelo Bregagnoli, o Ofício n° 351/2024 - GAB/RE/IFAP, com os seguintes documentos anexos: Título definitivo de domínio do terreno, Lei Municipal nº 492 Doação ao Ifap, Formulário de Solicitação de Autorização para funcionamento, Carta compromisso da Prefeitura de Tartarugalzinho e Plano de Implantação do Campus Tartarugalzinho.

Com o envio da documentação, o Ifap aguarda a aprovação pela SETEC/MEC e já planeja a realização da audiência pública, em que será ouvida a comunidade local sobre cursos a serem ofertados no Campus Tartarugalzinho.

O grupo de trabalho é constituído por cinco câmaras setoriais - Infraestrutura e Recursos Materiais, Acadêmica e Curricular, Relações Institucionais e Comunicação, Financeira e Orçamentária e Recursos Humanos – responsáveis em levantar dados que subsidiam a implantação do novo campus, atendendo as etapas legais a serem cumpridas junto à Setec-MEC.

O cronograma do grupo de trabalho tem três fases: Fase 1 - Levantamento da documentação solicitada pela Setec-MEC, já concluída; Fase 2 - Planejamento e implantação em instalações provisórias a definir; e Fase 3 - Planejamento e implantação em instalações definitivas.

Saiba mais sobre o Novo PAC

O Campus Tartarugalzinho é um dos 100 novos campi da Rede Federal que serão implantados por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal. Serão disponibilizados recursos de investimento para a Rede Federal no total de R$ 3,9 bilhões.

Serão investidos R$ 2,5 bilhões para os 100 novos campi (PAC Expansão), sendo disponibilizado um total de 25 milhões por campi, dos quais R$ 15 milhões em infraestrutura e R$ 10 milhões para equipamentos e mobiliários.

Outro R$ 1,4 bilhão será investido para consolidação de unidades já existentes da Rede Federal (PAC Consolidação). Os recursos englobam a realização de obras para construção de restaurantes estudantis, bibliotecas, reitorias, finalização de campi, e para obras em andamento ou paralisadas.

Diretoria de Comunicação – Dicom