Inauguração oficial do campus Santana será nesta sexta-feira (29/9)

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 12h26

Frente do campus

Entre 2011 e 2017, o campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi criado pelo governo federal, funcionou em prédio alugado, passou por três administrações municipais e formou mais de 200 técnicos. Hoje tem cerca de 700 estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos de nível médio, presenciais e a distância, graduação de nível superior e formação inicial e continuada. O campus funciona em instalações próprias desde o início deste ano, mas agora, com as obras físicas nos seus 10 hectares de terreno plenamente concluídas, terá a solenidade de inauguração realizada nesta sexta-feira (29/9), às 10 horas.

“Foi um longo caminho que chegou felizmente ao resultado positivo após muitas reuniões e articulações. E graças à responsabilidade com a implantação da Rede Federal de Educação Profissional no Amapá podemos hoje inaugurar o campus completo para ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade à sociedade de Santana e arredores. Não podemos esquecer do apoio dos prefeitos e demais gestores públicos que deram sua contribuição nesse trabalho, dos parlamentares que ajudaram com emendas e também do empenho dos servidores do Ifap”, destaca a reitora Marialva Almeida.

Pátio interno do campus

Criado pelo governo federal na terceira fase da expansão da educação superior e profissional, em agosto de 2011, juntamente com o campus Porto Grande e outras 206 novas unidades dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica, o campus do Ifap no município de Santana tinha recursos garantidos no orçamento da União de 2012, no valor de R$ 7,2 milhões, mas ainda não havia terreno onde pudesse ser construído. Somente no fim de 2012, na gestão do prefeito Robson Rocha, o terreno localizado na rodovia Duca Serra foi doado pela Prefeitura de Santana. O governo do Amapá fez o licenciamento ambiental e a limpeza do terreno, garantindo o início da construção, em junho de 2013.

Mas antes que as obras fossem concluídas, o campus começou a funcionar, em agosto de 2014, em um prédio alugado e cedido pela Prefeitura de Santana, na rua Ubaldo Figueira, bairro Nova Brasília. As primeiras turmas do primeiro curso regular da unidade foram compostas por 70 estudantes do curso técnico subsequente de Logística, aprovados em processo seletivo realizado em junho daquele ano.

No dia 29 de agosto de 2014, o Ifap realizou, na Câmara Municipal de Vereadores de Santana, a audiência pública com objetivo de identificar as demandas e os indicadores populares para os cursos a serem ofertados pela instituição no município. A audiência contou com a presença de autoridades, organizações sociais, representantes da iniciativa privada e estudantes da rede pública. O ato marcou um momento importante para a implantação do campus, sendo resultado dos trabalhos da Comissão Mista formada por servidores do Instituto Federal, Prefeitura de Santana, Câmara dos Vereadores e Sociedade Civil Organizada.

Investimentos - De acordo com o contrato com a construtora vencedora da concorrência pública, a obra custou R$ 8.443.743,57, referente a cinco mil metros quadrados de área construída. Os recursos foram oriundos do orçamento da União, alocados para o Ministério da Educação.

Outros R$ 800 mil foram destinados para a implantação do campus Santana por emendas do senador Randolfe Rodrigues e da deputada federal Marcivânia. Do senador, foram R$ 272.251,33 para aporte de recursos para a conclusão da obra dos campi Santana e Porto Grande, R$ 209.790 para aquisição de microcomputadores para setor de ensino e administrativo e R$ 17.896,34 para aquisição de máquinas, utensílios e equipamentos diversos no campus Santana, totalizando R$ 499.937,67. Da deputada Marcivânia, foram R$ 400 mil, sendo R$ 99.960 para aquisição de estantes para a biblioteca e R$ 299.512,50 para aquisição de poltronas para o auditório do campus Santana.

Estrutura física - Conforme o projeto arquitetônico, desenvolvido pela equipe da Coordenação de Desenvolvimento de Projeto do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o campus Santana possui 12 salas de aula localizadas no pavimento superior, seis laboratórios básicos, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de convivência, quadra poliesportiva coberta e dois grandes laboratórios especiais.

O bloco pedagógico/administrativo tem dois pavimentos, sendo o térreo para diretoria, secretaria, coordenação pedagógica, coordenação de estágio, sala de professores/reunião e seis laboratórios básicos (biologia, química, física, matemática, línguas e informática), entre outras salas.

Formação - Desde 2015, o Ifap já formou 255 técnicos no município de Santana. Os primeiros fizeram parte de duas turmas do curso Técnico Subsequente em Logística ofertado através do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ainda como unidade remota do campus Macapá. As primeiras turmas próprias do campus Santana colaram grau no primeiro semestre de 2016. Além de Logística, já foram formados técnicos em Marketing, Comércio exterior, Secretaria escolar, Multimeios, Manutenção e Suporte em informática, Meio ambiente, Serviços jurídicos e Serviços públicos.

O campus oferta quatro cursos técnicos de nível médio nas formas integrada e subsequente na modalidade presencial - Comércio exterior, Logística, Marketing e Publicidade; e sete na modalidade EaD - Multimeios didáticos: Secretaria escolar, Meio ambiente, Agente comunitário de saúde, Finanças, Serviços Públicos e Serviços jurídicos. Desde 2017, também oferta um curso superior, o de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. No total, são 670 estudantes matriculados, sendo 541 em cursos regulares e 129 em cursos de Formação Inicial e Continuada.

Fotos: Breno Menezes