Integrantes do Conif reúnem-se com novo gestor da Setec/MEC

Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 18h28 | Última atualização em Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 18h37

Na quarta-feira, 16/1, os integrantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniram-se com o novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Alexandro Ferreira de Souza, na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. Esse foi o primeiro encontro do colegiado com a equipe do atual governo. Na oportunidade, os reitores apresentaram a estrutura e as demandas prioritárias das instituições-membro do Conif.

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi representado na reunião por seu Pró-reitor de Ensino (Proen), Romaro Silva. Na avaliação dele, "foi um momento estratégico para Rede Federal, pois tivemos a oportunidade de apresentar demandas como o orçamento, a liberação dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) que possibilitarão a realização de eventos como a Reditec - 2019, a Etapa Nacional dos Jogos do Institutos Federais no Espírito Santo e a ampliação do Programa Nacional Mulheres Mil, pauta apresentada pelo Ifap”.

O presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida, abriu a apresentação mostrando o vídeo institucional do Conselho e expondo questões essenciais de curto, médio e longo prazos, entre elas, Almeida solicitouque o novo secretário requisite ao ministro da Educação e ao presidente da República o retorno do PL 11.279 ao Poder Executivo para uma maior discussão. Sabemos que a proposta ainda não entrou em tramitação e aguarda despacho da presidência da Câmara dos Deputados, por isso, este é o momento de agir”.

Segundo a diretora de Relações Institucionais do Conif, Carla Comerlato Jardim, o governo deve debater, com parcimônia e com todos os envolvidos, qualquer possibilidade de reordenamento da Rede. “Defendemos que os debates se esgotem na esfera do Poder Executivo, visto que a tramitação no Congresso Nacional requer outras negociações”, completou.

Ao próximo presidente do Conselho, Jerônimo Rodrigues da Silva, cuja posse está marcada para a segunda quinzena de fevereiro, coube explicar a importância da destinação de recursos para o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e para a realização IV Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), evento previsto para o primeiro semestre de 2020, em Poços de Caldas (MG).

O titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) disse que, além de conhecer e ter orgulho da Rede Federal, pretende estabelecer um diálogo aberto com os reitores e compartilhar informações e experiências para que todos possam contribuir para o desenvolvimento da educação no país. Uma das propostas do secretário Alexandro Ferreira de Souza é fomentar a articulação entre a Setec e a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

A Rede é a base da sustentação da educação no Brasil. Quando pensamos em uma Política Nacional de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT), temos ciência de que a Rede Federal deve estar à frente disso. Minha ideia é fortalecer e ampliar a educação profissional e tecnológica e não enfraquecer nem diminuir esse trabalho, até porque a EPT é um recurso do qual dispomos para melhorar o ensino médio”, categorizou Alexandro Ferreira.