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Jornada de Iniciação Científica premia melhores apresentações

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 12h05 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2019, 11h01

Três vencedores são bolsistas do Campus Laranjal do Jari

 

Jornada de Iniciação Científica teve exposição de pôsteres em todos os campi do Ifap

Jornada de Iniciação Científica teve exposição de pôsteres em todos os campi do Ifap

 

::  VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DA JORNADA EM TODOS OS CAMPI

 

Estudantes de cursos técnicos e superiores de todos os campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap) apresentaram resultados de pesquisas, através de exposição de pôsteres, durante a sexta Jornada de Iniciação Científica (JIC), de 23 a 25 deste mês. Pela primeira vez, a JIC ocorreu de forma descentralizada, envolvendo todos os campi da instituição. Na quarta-feira (23/10), a JIC foi no campus avançado Oiapoque, na quinta-feira (24/10) nos campi Porto Grande/Pedra Branca e Laranjal do Jari e na sexta-feira (25/10) nos campi Macapá e Santana.

 

Foram 50 trabalhos apresentados e avaliados pelo comitê técnico-científico do JIC e por avaliadores dos campi. Os critérios de avaliação foram qualidade técnico-científica e participação na entrevista para o comitê avaliador. Os três trabalhos com melhores notas foram premiados com um tablet (primeiro lugar) e Menção Honrosa (segundo e terceiro lugares). Os vencedores, todos do Campus Laranjal do Jari, foram os seguintes trabalhos e respectivos autores:

 

Primeiro lugar
“Investigação química do metabólito secundário bergenina nos caroços e sementes de uxi, Endopleura uchi (Huber) Cuatrec”
Alunos: Alyson Brendo Bezerra da Silva e Maria do Carmo Ribeiro Costa
Professor-orientador: Haroldo Silva Ripardo Filho
 
Segundo lugar
“Florística, diversidade e estrutura populacional de espécies arbóreas como suporte à educação ambiental”
Aluna: Gabrielle Borges dos Passos
Professor: Diego Armando da Silva
 
Terceiro lugar
“As estratégias argumentativas na produção textual técnico-científica”
Aluna: Kevilly Mell Sarraff
Professora: Mabia Nunes Toscano

 

Professora Ana Bernardo falou da carreira como pesquisadora iniciada ainda no curso de graduação. Foto: Secom/Campus Macapá

Professora Ana Bernardo falou da carreira como pesquisadora iniciada ainda no curso de graduação. Foto: Secom/Campus Macapá

 

Iniciação científica e formação profissional

A palestra com o tema "Iniciação científica e formação profissional", ministrada pela professora Ana Maria Guimarães Bernardo, antecipou a exposição de trabalhos no Campus Macapá, na sexta-feira (25/10). Lotada no Campus agrícola Porto Grande do Ifap, a palestrante falou da carreira de pesquisadora desde a graduação em Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Viçosa. O objetivo foi mostrar aos participantes a importância de dar início às atividades de pesquisa ainda no curso superior ou no ensino médio, como ocorre no Ifap. Além de estudantes do Ifap, a palestra atraiu a participação de 12 alunos da Escola Estadual Esther Virgolino.

 

Mestra em Entomologia e doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa, a professora contou que foi uma das primeiras estudantes a serem contempladas pelo programa Ciências sem Fronteira, promovido em gestões anteriores pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, hoje extinto. No programa, a então estudante de graduação Ana Bernardo pôde realizar intercâmbio em uma universidade da Holanda. “Lá pude desenvolver minha pesquisa em entomologia e tive contato com altas tecnologias nessa área”, afirmou, ressaltando que, graças à essa experiência, ganhou mais incentivo e motivação para se tornar cientista.

 

Jornada

A Jornada de Iniciação Científica do Ifap é realizada todos os anos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propesq), concomitantemente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Tem participação obrigatória dos alunos bolsistas dos Programas Institucionais de Iniciação Científica do Ifap, com recursos próprios (Pibic e Pibic-JR) e externos ((Pibic-CNPQ e Pibit-CNPQ). É o momento destinado à apresentação dos resultados e conclusões das atividades no projeto de pesquisa vinculado.

Foram apresentados 14 trabalhos do Campus Laranjal do Jari, 19 do Campus Macapá, dois do Campus Avançado Oiapoque, seis do Campus Porto Grande, um do Centro EaD Pedra Branca e sete do Campus Santana. "Neste ano a Jornada contou com uma plataforma para gerenciamento dos trabalhos submetidos, o que acelerou o processo de avaliação. Novidades virão para o próximo ano", adiantou o diretor de Pesquisa e Inovação da Propesq, Victor Hugo Sales.

 

Confira todos os trabalhos apresentados nos respectivos campi:

 

Campus Laranjal do jari

  • Alimentos no contexto da merenda escolar: um estudo de caso em uma escola municipal de Laranjal do Jari – AP

  • O estudo dos Fractais da Natureza

  • Aplicativo androide sobre cenário de manejo florestal comunitário para estado do Amapá: um instrumento de gestão

  • Descarte inadequado de medicamentos e problemas ambientais: uma temática para o ensino de química orgânica e biologia em escolas públicas de Laranjal do Jari

  • Avaliação da casca do cupuaçu (Theobroma grandiflorum) na produção de bioadsorvente para remoção de óleo da água do rio Jari

  • O uso do extrato de comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia spp.) na produção de bioinseticida

  • Investigação química do metabólito secundário bergenina nos caroços e sementes de uxi Endopleura uchi (Huber) Cuatrec

  • História ambiental e relação de poder: injustiça e racismo ambiental no Amapá entre 1988 e 2018

  • Tecnologia, operação e gestão do sistema de abastecimento de água do ifap, Campus Laranjal do Jari: avaliação e oportunidade de melhoria

  • Florística, diversidade e estrutura populacional de espécies arbóreas como suporte à educação ambiental

  • Proposta de intervenção para o ensino de biologia para alunos cegos e de baixa visão

  • Dinâmica e sucessão de espécies arbóreas ao longo da trilha ecológica Wajãpi no Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari

  • Ecologia de parasitos em peixes de cultivo de vitória e Laranjal do Jari, Amazônia oriental, Amapá

  • Diversidade da flora liquênica Arbusteforme da Esec Jari

 

Campus Macapá

  • Redes neurais artificiais no processo de otimização da produção de biossurfactante por sp. isolada de solo de várzea em Ferreira Gomes

  • Adição de resíduo de azulejo como agregado estrutural de concretos

  • Qualidade da água: uma abordagem interdisciplinar da educação ambiental com a comunidade do entorno do canal das Pedrinhas

  • A utilização de materiais alternativos para a produção de instrumentos musicais e um ensino mais lúdico da física

  • Avaliação sensorial da concentração de sódio em camarões salgados consumidos pela Macapá-AP

  • A aplicabilidade da tecnologia Dosvox na prática pedagógica docente como recurso para o ensino-aprendizagem de alunos deficientes visuais (cegos) em escolas públicas no município de Santana

  • Aluno do Curso técnico em estradas integrado ao Ensino médio

  • Adição de compósito fibra de PET e resíduo da cerâmica vermelha como agregado em bloquete de concreto

  • Localização, gênese e evolução das veredas existentes na bacia hidrográfica do rio Cajari

  • Análise físico-mecânica de solos do município de Macapá com resíduos de concreto

  • Concreto para fins estruturais utilizando agregado graúdo reciclado de concreto

  • Avaliação da capacidade antioxidante de Phyllanthus niruri pelo método DPPH

  • Elaboração de bebida fermentada de leite de búfala adicionada de calda de mangaba (Hancornia speciosa)

  • Elaboração e caracterização físico-química e microbiologia de biscoito sem lactose contendo cascas de frutas

  • Extração de antocianinas de vegetais como indicadores de ph e análise por cromatografia em camada delgada (TLC) e papel (CP)

  • Tesoura adaptada, e o autismo: um estudo de caso

  • Robótica inclusiva aplicada a alunos com síndrome de Down

  • Determinação do teor de umidade e cinzas da Manihot esculenta Crantz

  • Destilação de vinho

 

Campus Oiapoque

  • Jogo “desafio em ação” como mecanismo de aprendizagem: um estudo realizado com a comunidade do Oiapoque

  • Mapeamento do discente do ensino médio para acesso e permanência à educação profissional, técnica e tecnológica em Oiapoque-Amapá

 

Campus Porto Grande

  • Escolas Promotoras de Saúde: avaliação dos ambientes educacionais do município de Porto Grande/AP

  • Uso de feijão de porco e vinagre no manejo de plantas daninhas

  • Desenvolvimento de bioplásticos: a partir do amido da batata inglesa tuberusum) e mandioca (Manihot esculenta)

  • Relações ótimas de nutrientes determinadas por diferentes métodos de diagnose nutricional

  • Crescimento e produção de variedades de soja cultivadas em solo submetido à aplicação de doses de silício

  • Utilização de resíduos do processamento de frutas cítricas na silagem de capim elefante

  • Agricultura familiar: produção de hortaliças na colônia agrícola do Matapi (município de Porto Grande)

 

Centro EaD Pedra Branca do Amapari

  • Avaliação da adoção da agricultura com uso de corte e queima no município de Pedra Branca do Amapari

 

Campus Santana

  • Uno periódico: uma ferramenta no ensino da tabela periódica

  • Vivências de professores homossexuais frente a comunidade escolar

  • Comunicação e inovação tecnológica em comunidades tradicionais do Amapá - produção visual das louceiras do Quilombo Maruanum

  • Entomologia de Coleoptera, Blattodea e Hemiptera no Instituto Federal do Amapá - Campus Santana: uma proposta de elaboração de coleção biológica

  • Análise da qualidade do ar atmosférico em zonas urbanas do município de Santana-AP, utilizando plataforma arduíno

  • Gestão de resíduos sólidos no bairro fonte nova, Santana

  • A utilização marketing cultural como ferramenta de valorização da cultura amapaense por meio das indicações geográficas

 

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria

 

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