Orçamento de 2018 é tema de reunião entre Ifap e parlamentares do Amapá

Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2017, 18h26 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 12h17

No último sábado (21/10), o campus Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) sediou reunião entre gestores, estudantes do Ifap e parlamentares amapaenses da Câmara e do Senado Federal. Estiveram presentes ao evento os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, o deputado federal André Abdon e Dorival Santos, representante da deputada federal Marcivânia Flexa.

A reunião foi articulada pela reitora Marialva Almeida, que, em suas visitas a Brasília, tem buscado sensibilizar a Bancada Federal do Amapá a respeito da necessidade de recomposição do orçamento de 2018 do Ifap através de emendas parlamentares, tendo em vistas os progressivos cortes que o mesmo tem sofrido desde 2015.

Toda essa articulação acabou beneficiando não só o Ifap, mas todos os Institutos Federais (IFs). Isso deve-se à inclusão da ação 20RG na Lei de Diretrizes Orcamentárias (LDO), permitindo que os IFs possam ser contemplados com recursos provenientes de emendas de bancada para investimentos em infraestrutura e expansão, mecanismo até então inexistente e que, na prática, representava um entrave legal ao incremento dos orçamentos dos IFs através dessas emendas. Outra conquista tida como positiva para todos os IFs é de autoria do Senador do Amapá Randolfe Rodrigues: o parlamentar é autor da Emenda Nacional Prioritária que destina a essas instituições, no orçamento de 2018, o valor total de R$ 280 milhões.

Durante a reunião, o senador Davi Alcolumbre, que é também o relator setorial da Educação para o orçamento de 2018 do Governo Federal, informou aos presentes que a deputada federal Marcivânia Flexa submeteu a sua relatoria uma emenda para que o Ifap fosse incluído como instituição destinatária de R$ 55 milhões. Esse recurso, somado a aproximadamente R$ 4 milhões oriundos de Emendas Individuais Impositivas dos deputados federais André Abdon, Cabuçu Borges, Janete Capiberibe, Marcivânia Flexa e dos senadores João Capiberibe e Randolfe Rodrigues, permitirão que as ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifap sejam viabilizadas, dentre elas, a aquisição de quatro ônibus que serão usados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão das unidades do Ifap em Laranjal do Jari, Santana, Pedra Branca do Amapari e Porto Grande.