Estudantes bolsistas e orientadores iniciam atividades dos “Primeiros Projetos”
Bolsistas, orientadores e gestores da Proen
De produção de revista a artesanato com cuia, as propostas de ensino a serem desenvolvidas no programa “Primeiros projetos” já começaram a ser executadas por servidores orientadores e estudantes, nos campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Foram aprovados 20 projetos no edital lançado no segundo semestre de 2024 pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Nesta sexta-feira (6/9), a equipe da Proen reuniu os participantes para alinhar as orientações.
Coordenador de Educação Profissional da Proen, Hellington Franzotti, orienta os envolvidos no projeto
O coordenador de Educação Profissional da Proen, Hellington Franzotti, explicou sobre a carga horária a ser dedicada tanto pelos servidores orientadores, como pelos estudantes - que receberão bolsa mensal no valor de R$ 680,09, pelo período de cinco meses, conforme a frequência nas atividades. Na reunião, os bolsistas também receberam kits de material institucional.
Os objetivos do programa são promover o desenvolvimento de metodologias de ensino que visem ao aprimoramento constante dos processos de ensino-aprendizagem, integrar diferentes áreas do conhecimento e disciplinas na perspectiva do currículo integrador e realizar ações didático-pedagógicas que viabilizem a permanência e o êxito dos estudantes, entre outros.
Projetos aprovados
Servidor orientador |
Bolsista |
Projeto |
Campus |
Givanilce Socorro Dias da Silva |
Maria Luiza de Lacerda Alves |
“Fanzine-moleskine artesanal: para a valorização da cultura e literatura amapaense” |
Santana |
Teresinha Rosa de Mescouto |
Marlige Borges Costa |
“Rodas de Vida e Liberdade” |
Macapá |
Márleson Rôndiner dos Santos Ferreira |
Bethynna Silva de Oliveira |
“Codando Ifap” |
Porto Grande |
Amanda da Costa Carvalho |
Kael Cantão da Silva |
“Viva a Diversidade Promovendo a Inclusão e Valorização Cultural no Ifap” |
Porto Grande |
Alyne Cristina Sodré Lima |
Vinícios Sacramento Pastana |
Automação de sistema semi-hidropônico – Aprendizado de programação |
Porto Grande |
Thalita Jamille Barbosa Moraes |
Lucas Dias Coelho |
“Moda Circular - sustentabilidade e logística reversa no vestuário" |
Santana |
Élida Viana de Souza |
Jiullie Delany Bastos Monteiro |
“Desenvolvimento de habilidades transversais: desafios e tendências na educação” |
Macapá |
Karine Ribeiro |
Maria Fernanda Gomes Braga |
“Roots: Uma cartilha digital bilíngue sobre mulheres negras, cabelos afro e movimentos sociais” |
Santana |
Priscila Pereira Santos |
Gustavo de Sena Mesquita |
“Saberes, Sabores, Sons e Cores de Porto Grande AP: a compreensão da produção do espaço geográfico através da gamificação” |
Porto Grande |
Gilvanete Maria Ferreira |
Maria Luiza Silva Pantoja |
Desenvolvimento de bebida tipo bublle tea à base de chá de hortelã, adicionado de microcápsulas de jambu |
Macapá |
Lauana Natasha da Gama Pantoja |
Maria Gabriela Viana Freitas da Silva |
“Gamificação: Uma metodologia ativa e facilitadora no processo ensino-aprendizagem da conservação de frutas e hortaliças |
Macapá |
Gilvanete Maria Ferreira |
Ryan Fábio Almeida Campos |
Estudo de vida de prateleira de água saborizada com néctar esterificado de abacaxi e de manga Macapá |
Macapá |
Alyne Cristina Sodré Lima |
Nycolas Augusto Moreira Gomes |
Capacitação tecnológica: As 3 Ferramentas Essenciais |
Porto Grande |
Luann Pedro da Silva |
Luiz Henrique Brito Andrade |
“Estudando as rochas e minerais" |
Macapá |
Maryele Ferreira Cantuária |
Marcos Vinicius Pereira da Silva |
“Do campo ao laboratório - explorando o potencial do melão de São Caetano Momordica charantia L |
Santana |
João Morais da Costa Júnior |
Bruno Henrique Queiroz e Sousa |
“Sexta do Cinema" |
Santana |
Carlos Alexandre Santana Oliveira |
Kauã da Costa Freire |
“Matemática aplicada à topografia no curso técnico de Edificações” |
Macapá |
Jailson da Silva e Silva |
Jamili Garcia Araujo Souza |
“Ensino de Empreendedorismo para Promoção do Ecoturismo em Oiapoque” |
Oiapoque |
Francielck Domingos Freire |
Jerri Natanael Braz Tavares |
“O ensino da Matemática como recurso Computacional” |
Macapá |
Marco Johnny de Oliveira do Nascimento |
Paulo Guilherme Freires Rocha |
“Reinventando a Mobília e o Artesanato com a Cuia” |
Santana |
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais