Programa Empodera Mulher inicia terceira oferta de cursos em cinco municípios
Cinco polos do Programa Empodera Mulher do Instituto Federal do Amapá (Ifap) deram início à terceira oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção e Microempreendedor Individual. As aulas inaugurais aconteceram no dia 19/8 em Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari e no dia 26/8, em Oiapoque.
Nesta última oferta do ano, mais 150 vagas foram destinadas para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao longo de 2024, o Programa Empodera Mulher ofertou 510 vagas em dez municípios do estado do Amapá. “A nossa missão, em cada município, é de capacitar, cada vez mais, mulheres para que elas obtenham mais chances de empregabilidade e autonomia dentro da nossa sociedade”, disse a coordenadora-geral do Programa, Jaqueline Ramos.
Os cursos Microempreendedora Individual e de Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção têm carga horária de 160 horas e utilizam recursos e metodologia de acesso, permanência e êxito do Programa Federal Mulheres Mil, com direito à bolsas que podem chegar ao valor diário de aula de R$ 12, totalizando R$ 600, correspondentes a 50 dias letivos.
Além dos cursos FIC, o Programa Empodera Mulher esteve em comunidades e distritos do Amapá com os projetos de extensão. Foram ministrados os cursos e oficinas de “Informática Básica para Mulheres em Vulnerabilidade Social no Iapen”, “Agroecologia e feminismo: Uma história de luta e resistência da mulher no campo”, “Formação Política e Empreendedora para Lideranças Femininas de Comunidades Extrativistas de Laranjal do Jari” e “Associativismo e o fortalecimento de lideranças femininas da Associação dos Artesãos de Porto Grande”.
Por Jacyara Araújo, jornalista do Programa Empodera Mulher
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais