Programa Empodera Mulher lança edital de curso para mulheres indígenas em Oiapoque

Publicado: Quarta, 12 de Junho de 2024, 08h36

cursoempoderaopq2024

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão, Arte, Cultura e Desporto (Proext) e do Programa Empodera Mulher, lançou nesta quarta-feira (12/6) o Edital nº 5/2024 com 30 vagas para curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Microempreendedora Individual com carga horária de 160 horas. As oportunidades são direcionadas a mulheres indígenas do município de Oiapoque que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para ler o edital, clique aqui.

As inscrições e a matrícula acontecem por ordem de chegada, a partir das 14 horas, no dia 2 de julho, de forma gratuita e presencialmente no Campus Avançado Oiapoque, localizado na Rua Joaquim Caetano da Silva – Oiapoque, AP. O início das aulas está previsto para o dia 19 de agosto.

De acordo com o edital, são consideradas mulheres em vulnerabilidade socioeconômica aquelas com renda familiar de até um salário mínimo e meio, as trabalhadoras beneficiárias do Programa Seguro-Desemprego e/ou mulheres em situação de fragilidade provocada por suas condições de vida, como as indígenas.

Os requisitos para inscrição são: ser do sexo feminino (ou possuir identidade de gênero feminino); ter, no período da matrícula, idade mínima de 18 anos; ter concluído o ensino fundamental I (1º ao 5º ano); residir preferencialmente no município de Oiapoque, participar presencialmente das aulas; possuir CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais); e declaração de pertencimento étnico emitida por lideranças indígenas ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), documento emitido pela Funai.

Bolsa
Durante o curso, as alunas recebem bolsa, condicionada à frequência às aulas, no valor diário R$ 12, totalizando R$ 600. O valor corresponde aos 50 dias letivos do curso de Microempreendedora Individual.

Os recursos financeiros para o pagamento de bolsas são oriundos da Pró-Reitoria de Extensão, Arte, Cultura e Desporto (Proext), através de Termo de Execução Descentralizada (TED) da SETEC/MEC, e de Emenda Parlamentar da deputada Aline Gurgel, sob a natureza de despesa auxílio a estudante.

Reserva de vagas

Dentre as 30 vagas ofertadas, 26 são direcionadas à ampla concorrência, duas destinadas a pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação e duas direcionadas para transexuais (com identificação feminina) ou travestis.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá