Projeto 1,2,3 EJA certifica novos estudantes em Santana e Oiapoque
Em mais uma etapa de conclusão de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), o Instituto Federal do Amapá (Ifap) certificou estudantes da Educação de Jovens e Adultos por meio do Projeto 1,2,3 EJA - Sempre é tempo de recomeçar. Nos dias 27 e 28 de junho turmas do Projeto realizaram cerimônias de entrega de certificados em Santana e em Oiapoque.
Na quinta-feira (27/6) a certificação aconteceu no município de Oiapoque com a conclusão do curso de Operador de Computador. O evento foi realizado na biblioteca do Campus Avançado Oiapoque para a certificação de 19 estudantes oriundos da rede pública local que iniciaram o curso em 15 de abril. As aulas aconteceram no laboratório de informática do Campus Avançado, integrando comunidade e instituição. Confira as fotos aqui.
A certificação foi presidida pelo reitor do Ifap, Romaro Silva, com a participação do diretor-geral do Campus Macapá, Marcos Buraslan, do diretor do Campus Avançado Oiapoque, Eliel Nery, e dos coordenadores do Projeto 1,2,3 EJA, Luís Ricardo Aires e Olavo Nylander, bem como da equipe local do Projeto.
O curso preparou os estudantes para dominar a prática profissional em diálogo entre a teoria e a prática, possibilitando conhecimentos necessários para manusear um computador, os principais softwares e aplicativos de escritório necessários para atuação no mercado de trabalho. A formação ofertada neste curso permitiu ainda que cada estudante pudesse utilizar as ferramentas virtuais de ensino e de práticas com ética e profissionalismo.
Na sexta-feira (28/6) foi a vez da certificação do curso FIC de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, ofertado através do Projeto 1,2,3 EJA em Santana. O curso foi ministrado na modalidade de Educação a Distância com encontros presenciais que permitiram a orientação dos estudantes e a realização de tarefas também no ambiente escolar do Campus Santana do Ifap. Confira as fotos aqui.
A estudante da EJA Erenilda Nunes, de 34 anos, disse ter sido uma oportunidade de grande importância participar do curso. Ela acredita que será possível crescer profissionalmente com esta formação e pretende investir na carreira de agente de desenvolvimento socioambiental. Erenilda falou dos esforços feitos para conseguir concluir o curso, mas disse não ter desanimado por saber o quanto era importante acreditar nos estudos.
Para a coordenadora do Polo do Projeto 1,2,3 EJA em Santana, professora Gláucia, os esforços de cada estudante para concluir o curso certamente serão recompensados com as oportunidades que a qualificação poderá gerar. O pró-reitor de Extensão do Ifap, em exercício, Ediberto Sousa, incentivou os novos agentes a investirem no processo de qualificação profissional. "Sejam protagonistas da história de vocês, nunca parem de estudar!" disse Ediberto.
Nos próximos meses, outras turmas do Projeto 1,2,3 EJA - Sempre é Tempo de Recomeçar devem concluir as aulas e novas certificações serão realizadas para estudantes da educação de jovens e adultos, dentre elas a turma em formação no Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen).
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais