Projeto 123 EJA certifica reeducandas do sistema prisional do AP

Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2024, 09h57

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio do Projeto 123 EJA Sempre é tempo de recomeçar, realizou, na manhã de terça-feira (22/7), a cerimônia de certificação do curso de Agente de Desenvolvimento Ambiental ofertado para internas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Ao todo, foram 18 internas concluintes do curso iniciado em abril deste ano e que ocorreu na modalidade semipresencial com o objetivo de formar agentes auxiliares na implantação de ações socioambientais coletivas para resolução de problemas ambientes naturais, urbanos e rurais. Confira aqui fotos da certificação.

"Estamos mostrando que a gente foi capaz de estudar, de querer ter uma vida boa lá fora", disse uma das concluintes do curso, durante depoimento na cerimônia. Natural de Laranjal do Jari, ela preferiu não ser identificada na reportagem e disse que o curso serviu tanto para aprendizados referentes ao meio ambiente, quanto para tentar uma oportunidade de trabalho quando estiver fora do sistema prisional.

Reeducanda fala da importância da conclusão do curso | Foto: Brenda Pires

A certificação contou com a presença dos representantes do Ifap Juliana Evelyne, Olavo Nylander, Glaucia Maximin e Zigmundo de Paula e do Iapen Anny Karolyne Oliveira Silva e Bruna Maria Souza dos Santos. Servidores das duas instituições também participaram da cerimônia que aconteceu na Coordenadoria da Penitenciária Feminina, em Macapá.

"É extremamente emocionante ver 18 mulheres que estão aqui se formando como agente de desenvolvimento socioambiental", disse a coordenadora de tratamento penal do Iapen, Anny Karolyne. Segundo ela, este momento é um marco que fecha um ciclo na vida das internas e que a sociedade, representada pelos agentes públicos presentes na cerimônia, prestigia e incentiva as concluintes a continuarem seus estudos e qualificação sempre lhes for oportunizado no sistema.

A coordenadora da Penitenciária Feminina, Bruna Santos, destacou que o nome do projeto diz muito sobre a perspectiva que se tem para as reeducandas permitindo recomeçar através da oferta deste tipo de oportunidade de formação.

Representantes do Ifap e do Iapen participantes da certificação | Foto: Brenda Pires

Representando o reitor Romaro Silva, a professora Juliana Evelynee destacou que o Ifap segue expandindo sua presença no estado, chegando a novos lugares para levar uma educação de qualidade. Também frisou que a parceria entre as instituições tem importância no fortalecimento de políticas públicas e oportunidade para as mulheres.

"Esta parceria com o Iapen é muito importante para o Ifap, principalmente quando a gente agrega uma turma feminina, para quem o Ifap tanto tem interesse de investir na educação de mulheres no estado do Amapá", disse Juliana. Segundo ela, a realização do curso é uma oportunidade de levar empoderamento às mulheres através do conhecimento e da formação, com intuito de gerar empregabilidade no futuro.

A pró-reitora de Extensão do Ifap, Alyne Cristina Lima, afirmou que todos os presentes “certamente têm para contar uma história de como a educação transforma". Segundo ela, no percurso em busca de conhecimento e qualificação haverá dificuldades, mas "aprender sempre será  gratificante". "Sempre utilizem o conhecimento para exercer a profissão, para compartilhar com outras pessoas, para trocar informação entre vocês e lembrem que a educação é algo que nós não perdemos, que ninguém pode tirar de nós!", disse às concluintes.

O coordenador adjunto do Projeto 123 EJA, professor Olavo Nylander, recordou que o projeto é uma iniciativa que atualmente acontece de norte ao sul do estado e que vem se expandindo a novos horizontes fora do espaço físico da instituição. "Com o sucesso deste curso conseguiremos possibilitar que novas ofertas aconteçam, como a próxima turma que está prevista para agosto com o curso de Assistente Financeiro". Segundo Olavo, a conclusão deste curso certamente abrirá portas para as reeducandas, quando novamente, forem reinseridas ao convivo da sociedade.

O Projeto 123 EJA sempre é tempo de recomeçar tem como objetivo promover ações mobilizadoras para a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional (EPT), contribuindo para elevação da escolarização e formação profissional de trabalhadores e jovens.

A oferta de cursos para o público interno do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá atinge um dos objetivos específicos do programa, que é "garantir o acesso aos saberes em suas diferentes linguagens, intimamente articulado com suas necessidades, expectativas e trajetórias de vida, despertando-lhes a oportunidade de continuidade de formação profissional".

Coordenação de Comunicação 123 EJA, com colaboração de Brenda Pires