Projeto do Programa Empodera Mulher leva curso de informática a apenadas

Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2024, 09h47 | Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2024, 11h46

Dezoito mulheres que estão cumprindo pena no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) estão tendo a oportunidade de se capacitar em Informática Básica. O projeto de extensão Informática Básica para Mulheres em Vulnerabilidade Social, desenvolvido através do Programa Empodera Mulher do Instituto Federal do Amapá (Ifap), é apresentado como uma ferramenta de inclusão digital e preparação para o mercado de trabalho na sociedade pós-reclusão.

O projeto é coordenado pelo professor do Ifap Andrew Rodrigues, com o objetivo de capacitar mulheres que se encontram em vulnerabilidade social, como é o caso das mulheres que estão em privação de liberdade. “Uma série de razões se destacam na importância de capacitar essa parcela da população, contribuindo para a quebra de ciclos de vulnerabilidade e promovendo a inclusão social, como, por exemplo, fornecer a inclusão digital, proporcionar a elas a reinserção social, desenvolver competências e prepará-las para o mundo após a reclusão”, destacou.

Com carga horária de 8 horas semanais, o curso acontece semanalmente na Penitenciária Feminina de Macapá, com certificação total de 40h. As participantes têm aulas de informática básica, hardware, sistema operacional, gerenciamento de arquivos, navegação da internet, segurança on-line, Microsoft Office, ferramentas on-line, redes sociais e atividades práticas, dentre outros temas. A acadêmica de Licenciatura em Informática Ewelyn Pantoja é bolsista no projeto.

O curso vai além do simples ensino de habilidades técnicas. Ele representa uma oportunidade de transformação, empoderamento e inclusão, fornecendo ferramentas práticas para superar desafios e construir um futuro mais promissor. Este curso busca não apenas transmitir conhecimentos, mas também inspirar mudanças significativas na vida das participantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, finalizou Andrew Rodrigues.

Dia das Mães – No último dia 9/5, as 89 internas receberam do Programa um kit de higiene contendo absorvente, papel higiênico, prestobarba, sabonete, pasta de dente e desodorante. Para a servidora e educadora da Penitenciária Feminina Ana Carolina, o ato representa cuidado não só com as alunas do curso de Informática Básica mas também com todas as apenadas no Dia das Mães. “A ação foi muito importante porque significa que o Programa tem uma atenção voltada para as internas e esse pequeno ato significa muito para elas”, disse.

Além dos cursos de Formação Inicial e Continuada de ‘Microempreendedora Individual’ e ‘Assistente De Planejamento, Programação e Controle De Produção’, que atenderá mais de 500 mulheres, tivemos a preocupação de contemplar projetos de extensão de 40h propostos pelos professores do Ifap que também pudessem atingir outras pessoas em vulnerabilidade social, para que elas obtenham mais chances de empregabilidade e autonomia, independente das condições em que se encontrem, como é o caso das internas do Iapen”, frisou a coordenadora do Programa Empodera Mulher, Jaqueline Ramos.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá