Reditec 2024: Ifap participa de evento que discutiu os desafios da interiorização na Rede Federal
O Instituto Federal do Amapá (Ifap) esteve representado na 48ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), em Caldas Novas (GO). O evento aconteceu de 21 a 24 de outubro e teve como tema “Raízes do futuro: interiorização e democratização da Rede Federal”. Nesta edição, a Reditec teve por objetivo discutir as políticas em torno da valorização e promoção da presença da Rede Federal no interior do país.
A delegação institucional foi liderada pelo reitor, Romaro Silva, e contou com a presença dos diretores - gerais Fabrício Ribeiro, Marcus Buraslan, Marlon Nascimento e Lucilene Melo. O reitor Romaro Silva destacou que o Ifap se faz presente no evento com um número significativo de seus dirigentes, possibilitando que estes façam parte de importantes discussões no cenário da Rede Federal. Participaram do evento pró-reitores, diretores sistêmicos, técnicos e docentes atuantes nas áreas de gestão, ensino, pesquisa, extensão e inovação do instituto.
“Participamos com a maior delegação de nossa história, são 35 dirigentes das mais diversas áreas que estão aqui participando, dividindo experiências e ao mesmo tempo aprendendo, para que possamos implementar na prática o processo de interiorização no Ifap”, destacou o reitor. Segundo ele, das unidades do Ifap, incluindo a de Tartarugalzinho em fase de implantação, seis delas se encontram no interior do Amapá, desta forma, “o tema dialoga diretamente com que nós fazemos no nosso dia-a-dia”, ressaltou.
Tema
A temática desta edição apresentou as principais discussões sobre a interiorização da Rede Federal como parte de um processo de democratização da Educação Profissional, Científica e Tecnológica em voga no país. As abordagens centraram-se na apresentação de perspectivas deste processo indicando caminhos para a superação de alguns desafios.
Para a diretora-geral do Campus Laranjal do Jari, Lucilene Melo, o Ifap vivencia a experiência de interiorização na prática. Segundo ela, a presença do instituto federal no município ao sul do estado, por exemplo, tem oferecido significativas contribuições locais, apesar dos desafios enfrentados na região. A participação no evento favoreceu o diálogo com outras realidades e a troca de experiências.
Segundo a diretora-geral, o Campus enfrenta desafios como a permanência dos estudantes, assistência financeira aos alunos de baixa renda e evasão escolar. Porém, o Ifap em Laranjal do Jari "trabalha diariamente promovendo uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, atendendo os arranjos produtivos locais e sonhando com a democratização da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica no Vale do Jari” e desta forma é exemplo concreto da presença da Rede Federal e sua atuação no interior, assim como as unidades de Porto Grande, Pedra Branca do Araguari, Oiapoque e em breve de Tartarugalzinho.
Fóruns
A Reditec 2024 também foi uma oportunidade para a participação dos dirigentes do Ifap nos fóruns do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Na programação, o Ifap estava representado nos fóruns de Ensino (FDE), de Gestão de Pessoas (Forgep), de Pró-Reitores de Extensão (Forproext), de Planejamento (Forplan), de Assessores de Relações Internacionais (Forinter), de Desenvolvimento Institucional (FDI), de Educação do Campo (Forcampo), de Gestores de Tecnologia da Informação (Forti) e de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog). Nestes fóruns os representantes das instituições presentes puderam discutir e realizar proposições técnicas diante de temas próprios e importantes para o Conif e a Rede Federal.
Nesta edição, dois novos fóruns iniciaram suas atividades ampliando os debates de temas juntos ao Conif: o de Políticas Estudantis e o de Comunicação. O Ifap participou da instalação destes dois novos grupos de assessoramento e terá representantes nas atividades dos fóruns.
A diretora de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do Ifap, Gilceli Moura, participou do fórum de Políticas Estudantis e destacou ser este um “momento histórico” a instalação do grupo de trabalho. Segundo ela, “o fórum atuará como instância técnica onde serão apresentadas demandas, discussões e assessoramento da Câmara específica de políticas estudantis do Conif colaborando de forma direta no fortalecimento da política estudantil da Rede Federal”. Para a diretora, a participação do Ifap na criação do fórum também reflete o compromisso da instituição no fortalecimento institucional da Assistência Estudantil.
Norte
Um outro importante encontro na Reditec 2024 foi a reunião dos dirigentes das Instituições da Rede Federal no Norte do país. O tema escolhido para este momento foi o chamado "Fator Amazônico em políticas educacionais na região". A discussão em torno do custo e das necessidades de maiores investimentos para as instituições de ensino na região amazônica tem tomado força diante de grandes desafios que precisam ser superados como localização das IFs, acessibilidade, permanência, recursos tecnológicos, dentre outros.
Um instrumento criado para debater estes desafios foi a proposta de um encontro regional para dirigentes da região que focasse as necessidades e a realidade do norte do país. Um grupo de trabalho coordenador do evento foi formado para a organização do evento que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025. Os diretores-gerais Fabrício Ribeiro (Porto Grande) e Marcus Buraslan (Macapá) representarão o Ifap no grupo para organização do evento que terá como sede Palmas, no Tocantins.
Saiba mais sobre temas discutidos na Reditec 2024 aqui
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais