Startup Weekend 2017 divulga projetos vencedores

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 17h54

Pensar um empreendimento escalonável e replicável em apenas 54h parece um desafio difícil. Mas com a ajuda de 11 mentores e muito trabalho em equipe, a terceira edição do Startup Weekend realizada no campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) mostrou que isso é possível. Entre as diversas ideias expostas durante o evento, o projeto Teles – Soluções em telecomunicações, um aplicativo para atendimento virtual de provedores de acesso à internet, venceu a disputa.

Este é terceiro ano consecutivo que o Ifap sedia o evento e reúne alunos, empresários e empreendedores amapaenses para pensar ideias inovadoras para a criação de novas startups. A abertura da programação contou com a presença da reitora do Ifap, Marialva Almeida, da pró-reitora de Extensão, Érica Bezerra e do time de mentores que estavam preparados para auxiliar os projetos promissores propostos pelos 75 participantes do evento.

Estavam presentes ainda na abertura do Startup Weekend Macapá a diretora técnica do Sebrae-AP, Isana Alencar, o Diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, a diretora de operações do Senai-AP, Deusa Ramos, e a coordenadora do evento, Ana Cláudia.

De acordo com a reitora do Ifap, Mariava Almeida, “tenho reiterado sempre que posso a importância do empreendedorismo e da inovação dentro das rotinas de uma instituição de ensino. Sabemos que nossos estudantes e servidores possuem diversas ideias empreendedoras, sabemos que no Amapá existem diversas mentes empreendedoras então, com baseado nisso, não podemos deixar de estimular esses talentos e esse evento é uma bela forma de fazer isso.”

Além do aplicativo Teles, o evento classificou em segundo lugar o projeto Fast Party de inovação para o mercado de casas noturnas, em terceiro ficou o projeto Savesc com a criação de um sistema de avaliação escolar e o projeto Minha Rota, que cria soluções de acessibilidade ao transporte público, recebeu a menção honrosa.

Confira as equipes responsáveis por cada ideia inovadora premiada no evento:

- 1º lugar: Teles - Soluções em telecomunicações (aplicação para atendimento virtual para provedores de acesso a internet)

Equipe: Bruno Cardoso, Isabella Alencar, José gabriel Quirino, Danilo Pantoja e Vinicius Machado

Melque Lobato

- 2º lugar: Fast Party (aplicativo para o mercado de casas noturnas)

Equipe: Andrea Catarine Farias, Eduarda Iglézias e Antony de Jesus Lima

- 3º lugar: Savesc (Sistema de Avaliação Escolar)

Equipe: Daniel Marques, Filipe de Oliveira, Vitor Almeida, Lidia Teixeira, Hendrel da Silva, Rodrigo Araújo e Marcelo Gonçalves

- Menção Honrosa: Minha Rota (aplicativo de acessibilidade ao transporte público)

Equipe: Erivandra Baia, Karen Amaral, GAbriel Eudes, Michael Matheus Pereira e

Elton Souza