Turma de escola estadual conclui curso FIC por meio do Projeto 1, 2, 3 EJA

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2024, 10h28 | Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2024, 11h19

Gestores do Ifap e da Seed-AP com estudantes concluintes do curso FIC de Assistente Financeiro | Foto: Secom Macapá/Ifap

O Projeto 1, 2, 3 EJA do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou na noite da última segunda-feira (24/6) a certificação dos estudantes do curso de formação inicial e continuada (FIC) de Assistente Financeiro, ministrado na Escola Estadual Maria Neusa Carmo de Sousa, em Macapá. Confira as fotos da certificação aqui.

Receberam os certificados de conclusão em cerimônia de entrega 14 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da própria escola estadual, com a participação do reitor do Ifap, Romaro Silva, do representante da Pró-Reitoria de Extensão, Ediberto Sousa, do coordenador do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, representando a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Bruno Marcelo, do diretor da escola sede do curso, Rômulo Teles Figueiredo, e da coordenadora do curso, Angela Miranda.

Certificação aconteceu no auditório da escola estadual sede do curso com a presença de gestores do Ifap, do Projeto 1, 2, 3 EJA e da Seed-AP | Foto: Secom Macapá/Ifap

O estudante Erenildo Oliveira Pantoja, 23 anos, falou da importância do curso para a sua formação, em especial, por ser uma oportunidade de enriquecimento no currículo. Ele destacou ainda que o curso lhe permitiu vários e novos conhecimentos que o ajudarão no mercado de trabalho. Durante o curso o estudante teve a oportunidade de aprender a auxiliar no processo de planejamento e controle de finanças, lidar com processos decisórios com base em indicadores financeiros e a operar instrumentos para análise de riscos, crédito e operações bancárias.

Iranildo recebe o certificado do coordenador do Núcleo EJA/SEED, Bruno Marcelo | Foto: Secom/Campus Macapá/Ifap

Para o coordenador do Núcleo da EJA e representante da Secretaria de Educação do estado, Bruno Marcelo, “o nome do projeto ‘Sempre é tempo de recomeçar' diz muito sobre a EJA. Diz muito sobre o que nós gostaríamos de executar enquanto política pública para que vocês não desistam em hipótese alguma e possam sempre ter este momento de oportunidade, não importando os obstáculos ou as dificuldades da vida”.

“Que este curso possa influenciar a vida de vocês numa oportunidade profissional no mercado de trabalho, possa abrir portas com vocês mais capacitados e mais qualificados”, disse o representante.

Reitor Romaro Silva participou da certificação e incentivou os estudantes a investirem na sua qualificação profissional | Foto: Secom Macapá/Ifap

Para o reitor do Ifap, Romaro Silva, falar da EJA traz várias reflexões. Ele ressaltou que a legislação destaca que a educação é um direito de todos e um dever do Estado, e, por muitas vezes, por necessidades diversas, o estudante precisa se afastar da escola, e neste cenário o estado também manifesta sua fragilidade e não consegue garantir este direito.

"EJA é um direito e um dever do Estado e por isso nós estamos felizes, enquanto Ifap, em conseguir passar para a sociedade esses cursos de formação como o que vocês concluíram", disse o reitor. “Espero que este curso concluído possa incentivar vocês a continuar estudando”, frisou.

Diretoria de Comunicação – Dicom