Turma de Gestão Estratégica em Segurança Pública finaliza defesas de TCC
Defesa de trabalho de conclusão da turma de pós-graduação em Gestão Estratégica em Segurança Pública, na sede do Comando da Polícia Militar
A primeira turma especial do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica em Segurança Pública, ofertado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap) em cooperação com a Polícia Militar do Amapá, finalizou a defesa dos trabalhos de conclusão de curso (TCC). A turma é composta por 22 tenentes-coronéis que ascenderão ao posto de coronel, sendo a conclusão do curso um dos requisitos. Ofertado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), o curso foi desenvolvido na modalidade presencial no Campus Macapá.
Reitor Romaro Silva, professor Eduardo do Rosário e o vice-governador Teles Junior, em uma das bancas de defesa. Foto: Comunicação PMAP
O calendário de defesa ocorreu desde o final de junho até 16 de agosto, com diversos trabalhos que abordam a gestão estratégica em segurança pública, como implantação da Educação a Distância em cursos de aperfeiçoamento e habilitação da Policia Militar do Amapá, estudo de caso sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha e análise da variação do quantitativo de pessoal da PM no período 2013 a 2022 e a implantação da filosofia de polícia comunitária no município de Laranjal do Jari.
Subcomandante-geral da PMAP, Coronel Carlos Augusto, na abertura da defesa de TCCs. Foto: Comunicação PMAP
Participaram das bancas professores do Ifap e demais instituições de ensino superior do estado. No dia 16 de agosto, foram realizadas defesas no Comando da PM. O subcomandante-geral, coronel Carlos Augusto, esteve presente na abertura.
O reitor do Ifap, Romaro Silva, e o vice-governador do Amapá, Teles Junior, compuseram a banca dos pós-graduandos Paulo Renato Silva Costa, com o trabalho “O uso de câmeras corporais na redução da letalidade e promoção da transparência em operações policiais militares”, e Efrain Nazaré do Nascimento, que apresentou "Concepção Política e a Realidade Social: Identificando o Modelo de Segurança Pública do Estado do Amapá”, ambos com orientação do professor Eduardo da Conceição Rosário.
Também com orientação do professor Eduardo da Conceição Rosário, Eliabe Marques da Silva defendeu o TCC “A necessidade da implementação do policiamento orientado pela inteligência na PMAP como forma de prevenção e enfrentamento à criminalidade no estado do Amapá”, tendo na banca o vice-governador Teles Junior e a pró-reitora de Planejamento da Universidade Federal do Amapá, Simone Delphim.
Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: ifapoficial
Facebook:/institutofederaldoamapa
Redes Sociais