Voltei a estudar e venci: com Deusalina Rodrigues

Publicado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 12h22

Série de reportagens mostra mudança na vida de ex-alunos dos cursos técnicos Proeja do Ifap

Aquele antigo sonho de fazer o ensino médio estava guardado na gaveta. Foi quando surgiu a chance de voltar a estudar e de quebra ter uma profissão de técnico, alcançando mais vantagem para concorrer a um emprego formal ou ter um negócio. Sem contar a possibilidade real de, com o certificado de ensino médio nas mãos, seguir em frente nos estudos até o nível superior ou participar de concurso público. Essa mudança de condição acontece com os estudantes dos cursos técnicos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) na Modalidade Jovens e Adultos (Proeja) retratados nesta nova série de reportagens.

Ex-alunos contam como os cursos técnicos na modalidade Proeja do Ifap mudaram suas vidas.

:: Leia também a matéria completa sobre o novo Processo Seletivo para Cursos Técnicos Proeja ::

Com Maria Deusalina Nascimento Rodrigues

Maria Deusalina, de jaleco, no laboratório do Campus Macaá

Nome completo: Maria Deusalina Nascimento Rodrigues

Idade: 48 anos

Curso: Técnico Proeja Alimentos, do Campus Macapá

Ano de ingresso: 2013

Ano de conclusão: 2016

Situação atual: Graduada em Tecnologia em Alimentos em 2021

::  VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DA NOSSA EX-ALUNA DURANTE O CURSO

Como decidiu fazer o curso

Eu fiquei sabendo do curso do Proeja quando fiz um curso de Francês do Pronatec no Ifap. Quando eu estava fazendo esse curso, entrou na sala uma servidora dizendo que existiam essas vagas do Proeja, por sorteio, para quem não tinha concluído o ensino médio. Logo me interessei porque eu ainda não tinha concluído o ensino médio. Falei: agora é minha oportunidade. Então eu me inscrevi, fui sorteada. Fiquei muito feliz em concluir o ensino médio com um curso técnico.”

Print de vídeo de Maria Deusalina

Quantos anos sem estudar e por quê

Eu estava praticamente há uns 10 anos sem pisar numa escola porque meus filhos eram pequenos. Eu estava esperando eles crescerem para poder continuar a estudar. O Proeja foi minha grande oportunidade de continuar a estudar e concluir meu ensino médio.”

Atividade profissional antes do curso

Antes de fazer o curso eu não tinha uma profissão definida. Hoje eu tenho essa qualificação para o mercado, principalmente no ramo alimentício, que é um ramo que vem crescendo a cada dia e precisa de profissionais nessa área.”

Resultados alcançados

Hoje me vejo como uma vencedora. Agradeço as oportunidades, os incentivos dos professores, os auxílios que contribuíram com transporte e material didático. Foi através desses incentivos e conhecimentos que me fez continuar e ingressar no nível superior. Hoje eu agradeço por ter uma graduação e por ter iniciado no Proeja, onde eu tive a oportunidade de obter todo esse conhecimento que me levou até o curso de Tecnologia em Alimentos.”

Criação e planejamento: Suely Leitão

Reportagem: Jacyara Araújo