Voltei a estudar e venci: com Rondinelle Brito

Publicado: Sexta, 25 de Junho de 2021, 12h22

Série de reportagens mostra mudança na vida de ex-alunos dos cursos técnicos Proeja do Ifap

Aquele antigo sonho de fazer o ensino médio estava guardado na gaveta. Foi quando surgiu a chance de voltar a estudar e de quebra ter uma profissão de técnico, alcançando mais vantagem para concorrer a um emprego formal ou ter um negócio. Sem contar a possibilidade real de, com o certificado de ensino médio nas mãos, seguir em frente nos estudos até o nível superior ou participar de concurso público. Essa mudança de condição acontece com os estudantes dos cursos técnicos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) na Modalidade Jovens e Adultos (Proeja) retratados nesta nova série de reportagens.

Ex-alunos contam como os cursos técnicos na modalidade Proeja do Ifap mudaram suas vidas.

:: Leia a notícia com Rondinelle Brito na página do Campus Laranjal do Jari ::

:: Leia também a matéria completa sobre o novo Processo Seletivo para Cursos Técnicos Proeja ::

Com Rondinelle Viana Brito

Rodinelle Viana Brito em sala do Campus Laranjal do Jari

Nome completo: Rondinelle Viana Brito

Idade: 39 anos

Curso: Técnico Proeja em Agronegócio, do Campus Laranjal do Jari

Ano de ingresso: 2018

Ano de conclusão: 2021

Situação atual: aluno do curso de Engenharia Florestal do Campus Laranjal do Jari

::  VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DO NOSSO EX-ALUNO DURANTE O CURSO

Como decidiu fazer o curso

A esposa já era aluna de curso técnico do Ifap, falou dos cursos técnicos pelo Proeja e ela mesma o inscreveu no processo seletivo.

Print de vídeo de Rodinelle

Quantos anos sem estudar e por quê

Após o ensino fundamental, passou mais de 20 anos sem estudar. Durante esse período, exerceu atividade de agricultor e vigilante.

Atividade profissional antes do curso

Em 2018 estava em um momento difícil, desempregado e com problemas para receber os valores da rescisão do emprego anterior. A falta de qualificação profissional dificultava a conquista de um novo emprego.

Resultados alcançados

O Proeja, por meio do curso Técnico de Agronegócio, abriu novas oportunidades no mercado e mudança na expectativa do futuro profissional. O curso também devolveu a ele confiança para superar novos desafios e, por isso, resolveu cursar uma graduação. Participou do processo seletivo em 2021, passando em 2° lugar para o curso de Engenharia Florestal.

Criação e planejamento: Suely Leitão

Reportagem: Tiago Ferreira Silva