Quarta, 03 Fevereiro 2021 00:00

Biênio 2014-2015

(0 votos)

Os membros do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Amapá (Ifap) tomaram posse,  em (1/7), em sessão presidida pelo reitor Emanuel Alves de Moura e, em seguida, já realizaram a primeira reunião ordinária. De caráter consultivo e deliberativo, o Consup é o órgão máximo do Instituto, conforme prevê a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, bem como o Estatuto do Ifap. O conselho tem como primeira competência aprovar as diretrizes para atuação do Instituto Federal do Amapá e zelar pela execução de sua política educacional.

Ao abrir a sessão, o reitor Emanuel Alves de Moura, que preside o Consup, salientou que a posse dos conselheiros representava a conclusão do processo de implantação do Ifap. “Hoje, 1º de julho de 2013, é um momento histórico porque é a última etapa de implantação do Ifap. O Consup será responsável pela aprovação de todas as políticas institucionais. Até aqui tivemos resoluções ad referendum que agora será apreciadas, modificadas ou aprovadas pelo Conselho”, declarou.

Após a posse, o reitor fez uma apresentação sobre a criação e a atuação do Ifap, bem como sobre a composição e as atribuições do Consup. Em seguida, os conselheiros fizeram sua primeira reunião, dando início à análise das resoluções ad referendum, ou seja, anteriores à instalação do conselho.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amapá (Faeap), Luiz Iraçu Guimarães Colares, o fato de ter sido convidado a integrar o Consup demonstra que a instituição reconhece a importância do setor agropecuário nas suas decisões. “Já lidamos com educação porque temos o Senar, então acredito que podemos contribuir para o desenvolvimento do Ifap”, afirmou. O técnico-administrativo Antônio Rodrigues do Nascimento Filho, do câmpus Laranjal do Jari, considera que a participação no Consup é importante porque ratifica a forma de gestão do instituto através da representatividade das categorias.

“A contribuição do Consup vai dar mais consistência à gestão do Instituto por seu caráter eclético, com a representação de todas as categorias internas - docentes, discentes e técnicos -,e da comunidade externa. Os conselheiros vão compartilhar as decisões juntamente com a gestão no que diz respeito a todas as políticas institucionais”, afirmou o reitor.

Representação - Eleitos pelas respectivas categorias, tomaram posse os seguintes conselheiros: a representante titular dos técnicos-administrativos do câmpus Laranjal do Jari, Mariana de Moura Nunes, bem como o suplente, Antônio Rodrigues do Nascimento Filho; o representante titular dos técnicos-administrativos do câmpus Macapá, Francinaldo Passos; o representante suplente dos técnicos-administrativos do câmpus Macapá, Pedro Clei Sanches Macedo; o representante suplente dos docentes do câmpus Macapá, Hilton Prado de Castro Júnior; e o representante titular discente do câmpus Macapá, David César Pinto da Silva. A escolha do representante docente do câmpus Laranjal do Jari foi anulada devido a um mandado de segurança e nova eleição será convocada. Os demais representantes eleitos não compareceram.

Também tomaram posse a diretora-geral do câmpus Laranjal do Jari, Ângela Utzig, o diretor-geral do câmpus Macapá, Klenilmar Lopes Dias, e, como representantes da sociedade civil, Jorge Emílio Henriques Gomes, do Conselho Regional de Química da 6ª Região (PA/AP); Ana Isabel Romano Gibson Silva, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Francisco Carlos França de Almeida, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP); Agostinho Alves de Oliveira Júnior, também do Crea-AP; Luiz Iraçu Guimarães Colares, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amapá (Faeap), e Francisco Rocha de Andrade, também da Faeap.

Fonte: Site antigo Por Suely Leitão, assessora de Comunicação

Lido 1062 vezes Última modificação em Quarta, 03 Fevereiro 2021 12:15